"A avaliação não é boa, mas também não é desesperadora", diz Fornazieri sobre pesquisa Datafolha que mede a popularidade do governo federal
por
Aldo Fornazieri no Brasil 24/7 – Sociedade
e Governo Federal Fraco na Comunicação
Social
A
avaliação do governo divulgada pelo Datafolha no final de semana – 38% de bom e
ótimo, 30% de regular, 29% de ruim ou péssimo – não difere significativamente
da pesquisa do IPEC, divulgada anteriormente. A conclusão é a mesma: a
avaliação não é boa, mas também não é desesperadora. As duas pesquisas mostram
ainda que os parâmetros da divisão da sociedade apresentados na disputa
eleitoral se alteraram pouco. Bolsonaro permanece com significativo capital
político e eleitoral. Tudo isto não significa que não haja espaço para o
governo crescer em termos de avaliação positiva e de que Lula não possa
desequilibrar o jogo político a seu favor.
Mas existem problemas. O primeiro é o de comunicação, tanto de Lula e do governo, quanto do PT. Em termos de divulgação social das múltiplas ações do governo federal , a administração pública está levando uma surra da direita e ultra-direita, tanto na mídia conservadora, como nas redes digitais. O governo federal tem ao seu lado a mídia progressista, mas não sabe ou não consegue aliar-se a mesma, para explorar de forma a aproveitar essa importante comunicação de massas. Falta criatividade à esquerda brasileira diversificar a atuação pró-ativa na publicidade de governo, como ente importante e primordial para o povo na sociedade brasileira. Por exemplo, há um consenso, inclusive entre analistas e comentaristas de esquerda, de que Lula errou ao se referir a Moro em duas ocasiões, principalmente naquela em que lançou suspeita de armação do ex-juiz envolvendo o suposto plano do PCC contra ele. É certo que tudo o que vem de Moro é suspeito pelo seu histórico de arbitrariedades e de violações. Mas se alguma suspeita existia/existe, não cabia a Lula revela-la, abrindo espaço para o contra-ataque de Moro. Outro erro de Lula, e nisso ele foi acompanhado pela presidente do PT, consistiu em pessoalizar os ataques ao presidente do Banco Central. A crítica aos juros altos podia ser feita sem levar o embate para o lado pessoal. Quer dizer: a posição de Lula como chefe da principal magistratura política do país não permite que ele meça disputas verbais com pessoas como Moro e o presidente do BC. Lula ocupa uma posição política e hierárquica superior, o que não lhe permite medir-se com pessoas que ocupam posições políticas e hierárquicas inferiores em termos de embates pessoais. Isto significa que Lula não pode colocar-se, em qualquer circunstância, numa posição de status inferior à sua função e àquela que ele ocupa na espacialidade do poder político.
Nas
regras discursivas do mundo antigo já havia a preocupação acerca do que dizer,
como dizer, quando dizer e em que ambiente dizer. Esta preocupação prudencial é
ainda mais importante na era da comunicação digital, quando o discurso tem
repercussão imediata e amplificada de forma incontrolável. O sujeito do
discurso deve pressupor as possíveis consequências do que diz. Quando não há o
devido cálculo do risco, é comum que um discurso produza efeitos contrários
daqueles que o sujeito pretende.
O
governo também se comunica mal, principalmente em função de iniciativas e
decisões equivocadas de ministros e demonstração de falta de unidade interna.
Neste ponto se destacam decisões precipitadas de Carlos Lupi e de Marcio França
e os posicionamentos de Rui Costa e de Gleisi Hoffmann em relação às definições
da política fiscal. Não que não possam existir divergências internas. Mas o
governo precisa mostrar unidade, evitar expor em público as divergências internas,
principalmente neste momento de instabilidade política e de tendência de
crescimento de conflitos. A presidente do PT não pode ser imputada como a líder
da oposição, então falta esta visão institucional de governo como um bloco de
partidos.
Mas
há um problema mais de fundo: os relatórios de análise de redes mostram que há
algumas semanas o bolsonarismo vem derrotando os campos democráticos e de
esquerda no Facebook, no Instagram e no Youtube. O ponto fora da curva foi o
anúncio das diretrizes do arcabouço fiscal pelo ministro Haddad, que conseguiu
reverter a sequência de derrotas.
Na
última semana de março, Sérgio Moro pontificou nas interações bolsonaristas. Em
regra, o governo e o campo democrático e progressista estão fornecendo as
munições para que a extrema-direita ataque. Mas há que se notar que o campo
governo/esquerda não tem uma estratégia mais centralizada de produção de
conteúdos na rede digital e nem dispõe de centros fortes de mediação e de
disseminação desses conteúdos. Nesse quesito, os resultados de uma união mais
intensa do campo da esquerda brasileira faria a grande diferença n atuação
política. Por exemplo, Janones fez a diferença na campanha para as eleições
presidenciais em 2022. A
extrema-direita, ao contrário, tem potentes centros de mediação e disseminação,
a exemplo dos perfis de Carla Zambelli, Jovem Pan News, Jair Bolsonaro, entre
outros.
Um
dos principais problemas de comunicação do governo consiste em que ele não
consegue gerar confiança para além dos setores mais fidelizados, ou
especificamente no campo de centro esquerda. Isto se deve a duas questões: a
campanha de Lula e esse início de governo construíram sua fantasia no passado.
Toda fantasia concreta (estratégia) deve orientar-se para o futuro. Os governos
do passado de Lula deveriam ter servido apenas como exemplos e referências de
valores para fundamentar um novo governo de caráter inovador. Usando a analogia
do novo príncipe: todo novo governo deve comportar-se pelas regras do novo
príncipe, da inovação política, mesmo que o governante já tenha governado no
passado. Ao não seguir as regras do novo príncipe, em certo sentido, o governo mostra
uma imagem de abatido, perante a direita e extrema-direita mais atuante na
comunicação de massa.
Outro
exemplo na falta de coesão governamental, é a falta de geração de confiança
popular se deve ao fato de que o governo demorou muito em dizer o que vai fazer
com a economia. Somente no dia 30 de março, depois de três meses, o governo
apresentou o primeiro esboço do que pretende fazer, com a apresentação de
Haddad.
Essa
demora decorre de um erro de cálculo: Lula deveria ter indicado os ministros da
Fazenda e da Casa Civil logo após de ter confirmado sua vitória. Deveria ter
autorizado o ministro da Fazenda a constituir sua equipe para definir os eixos
centrais da política econômica, visando apresentá-la no início do governo. Já o
ministro da Casa Civil deveria ter montado toda a estrutura e funcionalidade do
governo.
Para
que a economia volte a se expandir e crescer, para que retornem os investimentos
e a geração de empregos, os agentes econômicos precisam ter um horizonte de
estabilidade e previsibilidade e o governo precisa gerar confiança junto a
sociedade. As incertezas e a falta de confiança adiam a tomada de decisões. E,
até por isso, os ruídos e as críticas internas, as palavras duvidosas, as
sinalizações ambivalentes e os apoios tíbios aumentam as incertezas e postergam
as decisões de governo. O governo, no seu corpo interno e a sua base política
mais fiel, precisa de uma condução política unida, forte e unificante.
Sem
essa condução, além de gerar incertezas na economia, provoca uma dispersão e
uma frouxidão de apoios daqueles setores políticos menos comprometidos, ou de
centro. Por isso, a capacidade de condução política interna e de sua base fiel
é condição para que o governo consiga imprimir uma direção política de sua base
mais ampla no Congresso e de gerar confiança na sociedade e nos agentes
econômicos. É preciso acelerar e explicitar o programa de condução da economia.
O programa de condução econômica será o centro de gravidade do governo, o fator
que decidirá o seu sucesso ou seu fracasso. Os erros de comunicação decorrem
também da falta de clareza no que fazer, pois o governo tem o planejamento
concluído, mas tem vacilado em divulgar claramente os objetivos principais da
administração federal.
Publicado no 24/7: 3 de abril de 2023
Fonte: https://www.brasil247.com/blog/a-exposicao-de-lula-e-a-tipologia-da-presidencia