As 10 Redes Sociais mais usadas no Brasil e no mundo (Ranking Atualizado)
por Luiz Müller em seu blog – Sociedade e Usos na Rede Digital
Informações do mLabs
As(os) brasileiras(os) estão quase sempre conectadas(os). Há pessoas que passam uma media de 9 horas e 13 minutos por dia na internet. A África do Sul é o país onde as pessoas mais usam a rede digital, que lidera a utilização dessa ferramenta de comunicação, com 9 horas e 24 minutos, de acordo com o Relatório Digital 2024: 5 billion social media users.
E quando o assunto são redes sociais, o Brasil não fica para trás: estamos em terceiro lugar mundial no tempo gasto nessas plataformas, com uma média de 3 horas e 37 minutos por dia, dedicadas a redes sociais.
As redes sociais mais usadas no Brasil
O Data Reportal publicou recentemente o estudo Digital 2024: Brazil, com dados sobre as maiores plataformas de rede social usadas no Brasil.
Segundo a pesquisa, 76,6% da base total de usuários de internet brasileira (independentemente da idade) usa pelo menos uma das plataformas da rede ocidental. No total, 55,6% dos usuários são mulheres, enquanto 44,4% são homens.
Essa pesquisa não considerou os números da plataforma whatsApp, mas em números absolutos podemos dizer que ela ocupa, como veremos mais adiante, o primeiro lugar entre as redes sociais mais populares no Brasil.
Portanto, eis o ranking atual 10 das redes sociais mais usadas no Brasil:
- WhatsApp – 147 milhões de usuários;
- Youtube – 144,0 milhões;
- Instagram – 134,6 milhões;
- Facebook – 111,3 milhões;
- TikTok – 98,59 milhões;
- LinkedIn – 68,00 milhões;
- Facebook Messenger – 56,95 milhões;
- Pinterest – 37,14 milhões;
- Twitter (X) – 22,13 milhões (antes do bloqueio pela justiça);
- Snapchat – 6,84 milhões.
Agora, veja os motivos pelos quais essas plataformas estão na rotina dos brasileiros.
1. Whatsapp – 147 milhões de usuários
O WhatsApp está instalado em 99% dos celulares no Brasil. Isso mesmo! Com 147 milhões de usuários, o “zapzap” é praticamente totalmente presente nos celulares por aqui. Mas o que faz desse aplicativo um verdadeiro fenômeno?
Primeiro, a simplicidade é a chave. O whatsApp permite enviar mensagens de texto, áudio e vídeo, fazer chamadas e compartilhar arquivos com muita facilidade.
Além disso, ele é totalmente gratuito tanto para usuários comuns quanto para empresas (na versão whatsapp business) e não precisa de muito espaço no celular.
Outra razão para sua popularidade é a função de grupos, que permite reunir familiares, amigos e até colegas de trabalho em um só lugar.
E não podemos esquecer da conhecida “mensagens de voz” – em vídeo publicado nas redes sociais. Mark Zuckerberg, o CEO da Meta, afirmou que o brasileiro envia 4 vezes mais mensagens de voz no aplicativo!
2. YouTube – 144,0 milhões
O youtube se tornou a plataforma de vídeos mais relevante para os usuários brasileiros e para as empresas que apostam nos vídeos como estratégias de publicidade digital. Nesta plataforma de comunicação, 51,4% do público de anúncios do youtube no Brasil é feminino, e 48,6% é masculino.
O sucesso dos formatos de conteúdo vai além dos tradicionais vídeos longos e inclui tutoriais, análises e vídeos curtos, como os youtube shorts, que têm se mostrado eficazes para capturar a atenção em poucos segundos.
As marcas têm a oportunidade de produzir seus próprios vídeos, o que permite o desenvolvimento de um senso de comunidade com o público usuário.
Uma estratégia que também tem feito sucesso é o patrocínio de vídeos em canais que são populares entre o público da plataforma digital. Esse tipo de parceria é uma maneira de se conectar com audiências específicas e aumentar a credibilidade da mensagem, assim como monetizar ou pagar pelo uso das(os) internautas.
3. Instagram – 134,6 milhões
Mesmo após o surgimento do tiktok, o instagram não para de crescer e se firmou como a rede social preferida entre millennials e gen z. A demografia da plataforma no Brasil é predominantemente feminina, com 58,4% do público sendo mulheres e 41,6% homens.
No quesito tempo gasto diariamente, o instagram ultrapassa todas as plataformas, sendo responsável por 36% do tempo gasto com celulares em um só dia entre as(os) usuárias(os) brasileiras(os) (dados da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box – uso de apps no Brasil – maio de 2023).
4. Facebook – 111,3 milhões
O facebook ainda tem um lugar especial no smartphone das(os) brasileiras(os). Apesar das novas redes sociais que surgem no país, o facebook continua firme e forte.
O alcance dos anúncios do facebook no Brasil é equivalente a 59,2% da base de usuários locais da internet (independentemente da idade). Nesta plataforma de comunicação, 53,8% do público é feminino, enquanto 46,2% é masculino.
O que mantém a rede em alta é uma variedade de aspectos. Primeiro, o facebook continua sendo um destino para armazenar e compartilhar conteúdos. As comunidades formadas na plataforma oferecem a possibilidade de as pessoas se conectarem em grupos que variam de hobbies a causas sociais.
Segundo pesquisa do Opinion Box de 2023, quase metade das(os) usuárias(os) concorda que passam muito tempo na plataforma, e 18% acessam a rede pelo menos uma vez por dia.
Outro ponto forte são os classificados no marketplace da rede, que facilitam a compra e venda de itens locais.
Mas talvez o ponto chave seja a integração do facebook com o messenger, instagram e whatsApp, o que oferece uma experiência digital unificada para os usuários da meta, que faz parte do grupo google.
5. TikTok – 98,59 milhões
O tiktok no Brasil já se consolidou de vez. Desde seu lançamento em setembro de 2016 pela empresa chinesa ByteDance, o aplicativo tem experimentado um crescimento meteórico. Nesta plataforma, 54,8% do público-alvo no Brasil é feminino, enquanto 45,2% é masculino.
Uma pesquisa do Opinion Box revela que 8 em cada 10 usuárias(os) abrem o app pelo menos uma vez por dia, ou seja, a maioria deles faz um uso diário e constante.
Aproximadamente 37% dos usuários utilizam a plataforma para acompanhar e curtir vídeos de marcas e empresas que apreciam, e 1 em cada 3 usuários já comprou algo que conheceu através do tiktok.
6. LinkedIn – 68,00 milhões
O linkedIn é a principal rede social voltada para o ambiente profissional. Com uma divisão quase equilibrada entre gêneros no Brasil, sendo 49,2% de mulheres e 50,8% de homens, a plataforma se tornou muito comum para networking e recrutamento de profissionais.
No marketing das empresas, o linkedIn é particularmente interessante para campanhas e marketing de conteúdo tanto B2C quanto B2B, pois permite segmentar o público com base em cargos, indústrias e habilidades específicas.
7. Facebook Messenger – 56,95 milhões
O facebook messenger não é apenas um complemento do facebook. Com 56,95 milhões de usuárias(os) no Brasil, ele conquistou seu próprio espaço como uma rede social independente.
Apesar disso, para usar o aplicativo, você precisa ter uma conta no facebook, pois ele está integrado à plataforma e utiliza sua lista de contatos para facilitar a comunicação.
Do ponto de vista das(os) usuárias(os), os maiores atrativos são a comunicação rápida via mensagens de texto, além de chamadas de vídeo e jogos.
Para as empresas, a maior vantagem do facebook messenger está na possibilidade de responder dúvidas e ajudar consumidores com o auxílio de bots e respostas objetivas.
8. Pinterest – 37,14 milhões
Uma das plataformas mais legais para encontrar e guardar ideias, no pinterest é possível descobrir inspirações para decoração, receitas, moda e muito mais. Para as empresas, isso é uma grande chance de se conectar com pessoas que estão procurando diversificar a divulgação publicitária na rede digital.
No Brasil, o pinterest tem uma presença marcante no público feminino, com 66,8% do público de anúncios composto por mulheres, enquanto 25,7% é masculino.
As marcas geralmente utilizam pins patrocinados e campanhas de visualização para promover produtos e serviços. As funcionalidades de segmentação garantem que os anúncios sejam direcionados e alcancem exatamente quem pode se interessar pela marca, riscos criados pela inteligência artificial ou digital.
9. Twitter (X) – 22,13 milhões (antes do bloqueio pela justiça)
Com uma base de usuários grande, o X (antigo Twitter) continua sendo uma plataforma utilizada no mundo ocidental, para conversas e atualizações rápidas, através da comunicação digital. No Brasil, antes do bloqueio judicial, 43,9% do público é feminino, enquanto 56,1% é masculino.
Apesar de a plataforma ainda desempenhar um papel no cenário digital, o alcance potencial dos anúncios no X tenha diminuído no Brasil em 2,2 milhões de pessoas (-8,9%) entre o início de 2023 e o início de 2024.
Vale destacar que os números nas ferramentas de planejamento do X podem variar bastante em curtos períodos, o que pode afetar a precisão e a confiabilidade desses dados.
10. Snapchat – 6,84 milhões
O snapchat, lançado em 2011, já foi um grande fenômeno no Brasil, chamando atenção dos usuários com seu formato de posts temporários e filtros diversificados.
No entanto, com o tempo, a plataforma viu sua popularidade declinar, especialmente após o instagram adotar o formato de stories, que trouxe uma funcionalidade similar para um público maior.
Apesar da perda de protagonismo, o snapchat ainda mantém uma base fiel de usuárias(os). No Brasil, 71% do público é feminino, enquanto 24,8% é masculino.
As redes sociais mais usadas no mundo
Segundo pesquisa da Statista, o ranking das 10 redes sociais mais usadas no mundo é o seguinte:
- Facebook – 3 bilhões de usuários;
- YouTube – 2,5 bilhões;
- Instagram – 2 bilhões;
- WhatsApp – 2 bilhões;
- TikTok – 1,58 bilhão;
- WeChat – 1,34 bilhão;
- Facebook Messenger – 1 bilhão;
- Telegram – 900 milhões;
- Snapchat – 800 milhões;
- Douyin – 755 milhões.
Embora muitas dessas redes digitais sejam conhecidas e utilizadas no Brasil, algumas têm uma popularidade maior em outras regiões do mundo e podem não ser tão conhecidas em nosso país.
Por exemplo, o weChat, em 6° lugar no ranking mundial, é conhecido como o “WhatsApp dos chineses” e é uma parte fundamental da vida cotidiana na China e em outras regiões da Ásia.
Além de suas funções básicas de mensagens, o weChat integra serviços de pagamento através do celular, redes sociais e outras formas de comunicação digital. Ele está disponível para as(os) usuárias(os) brasileiras(os) no google play e na app store.
O douyin, em 10° lugar, é a versão chinesa do tiktok, desenvolvida pela mesma empresa, a ByteDance. Ambos os aplicativos permitem a criação e o compartilhamento de vídeos curtos, mas o douyin possui características e conteúdos adaptados às preferências das(os) usuárias(os) na China.
Publicado no blog Luis Muller: 2/set/2024
Fonte: https://luizmuller.com/2024/09/02/as-10-redes-sociais-mais-usadas-no-brasil-e-no-mundo-ranking-atualizado/