Sleeping
Giants já fez com que diversas empresas grandes desmentissem notícias falsas e
a retirada de publicidade de sites extremistas
por redação Rede Brasil Atual – Sociedade e boicote virtual à notícias falsas
Foto Pixabay
Sleeping Giants já provocou a
retratação de diversas empresas e a retirada de publicidade de sites
extremista
O
movimento Sleeping Giants chegou Brasil está derrubando anúncios de empresas em sites
que disseminam notícias falsas ou distorcidas. O perfil do Twitter conta com
quase 200 mil seguidores e aponta para anunciantes a publicidade
realizada em veículos extremistas.
Ao se
definir como “uma luta coletiva de cidadãos contra o financiamento do discurso
de ódio e fake news”, o perfil marca as empresas em postagens, alertando que
seus anúncios contratados via Google AdSense estão aparecendo automaticamente
em páginas relacionadas à desinformação.
A
iniciativa tem como objetivo cortar o financiamento desses veículos,
“desmonetizando” os acessos. A mobilização resultou em
protestos na ala bolsonarista, como dos filhos do presidente
Jair Bolsonaro, o deputado federal Eduardo (PSL-SP) e o vereador carioca Carlos
(Republicanos), além da deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) e do chefe da
Comunicação da Presidência da República, Fábio Wajngarten.
O
pesquisador sobre redes sociais e comunicação política Fábio Malini afirma que
a ação atinge em cheio o coração da unidade de negócio dos propagandistas da
extrema-direita. Para ele, é necessário regular o modelo de negócios da Google.
“O
ativismo digital, pensando em atacar as franjas do sistema de financiamento de
micro propaganda, acabou atingindo o núcleo duro do sistema: o Google. Ou seja,
passou da hora da gente regular, através de dispositivos legais, Google e cia
limitada”, disse, em seu
perfil no Twitter.
O que é o Sleeping Giants
O
movimento Sleeping Giants é uma iniciativa criada pelo publicitário Matt
Rivitz, em 2016, nos Estados Unidos. O objetivo é o mesmo do perfil brasileiro:
derrubar o financiamento de sites que replicam notícias falsas e conteúdos
preconceituosos.
Ele foi
responsável pelo site de extrema direita Breitbart News perder mais de €
8 milhões. O ex-diretor do site Steve Bannon, ex-estrategista de Donald Trump e
próximo da família Bolsonaro, é um dos críticos do perfil.
Ao El País, Matt
explica que o perfil se tornou uma ferramenta muito poderosa para lutar contra
a prática que desvirtua o mercado publicitário online. “As agências de mídia
contratam espaços sem nenhum rigor, independentemente do tipo de conteúdo dos
sites, e é um verdadeiro desastre. Essas empresas deveriam apoiar conteúdo de
qualidade e não se reger apenar pelo número de visualizações”, afirmou.
Site denunciado no Rio de Janeiro
O
primeiro alvo da Sleeping Giants foi o site O Jornal da Cidade Online,
que defende o governo Bolsonaro por meio da divulgação de notícias falsas. O
site já foi condenado pela Justiça do Rio de Janeiro, em maio deste ano, a
indenizar o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa
Cruz, por danos morais.
O portal
possui acusações judiciais de publicar conteúdos com assinatura de autores que
utilizavam identidades falsas, além de imagens de perfil retiradas de bancos de
imagens e posteriormente adulteradas. O site está sendo investigado também pela CPI das
Fake News.
Com uma
linguagem direta e simples, o perfil Sleeping Giants alertou empresas como
Samsung, Tim, Banco do Brasil, Dell, Fast Shop, Caixa, Philips, Claro, Mercado
Livre, Telecine, entre outras. Algumas já se posicionaram e informaram a
retirada de seus anúncios do veículo, como a Dell, Telecine, PicPay e
Submarino.
“Obrigado
por nos informar. Já pausamos a campanha, que funciona de maneira automática, e
vamos analisar todos os portais que estão veiculando o anúncio. Somos
totalmente contra a disseminação de fake news e precisamos, juntos,
combatê-la”, publicou a Telecine.
Banco do Brasil por pressão dos Bolsonaro financia
notícias falsas
O Banco
do Brasil também se posicionou contra a veiculação dos anúncios no site de
fake news. Na quarta-feira (20), a instituição respondeu à publicação no
Twitter dizendo que “os anúncios de comunicação automática foram retirados e o
referido site bloqueado”.
Entretanto,
horas depois, o vereador Carlos Bolsonaro
saiu em defesa do Jornal da Cidade Online, afirmando que o Banco do
Brasil “pisoteia em mídia alternativa que traz verdades omitidas”.
Depois de
suspender seus anúncios, o BB informou nesta sexta-feira (22/mai/2020) que
voltou atrás da decisão e desbloqueou a página, permitindo novamente o
financiamento de notícias falsas.
Publicado na Rede Brasil Atual: 22/05/2020
https://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2020/05/sleeping-giants-fake-news/
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