Páginas

11.12.2013

Crianças Aprendendo o Presente, o Passado e o Futuro

Entender as características da própria existência e das várias fases da vida colabora para a compreensão do que é passado, presente e futuro

Gabriela Portilho (novaescola@fvc.org.br)
Perguntas banais para os adultos, como "Onde e quando você nasceu?", podem suscitar muitas descobertas para crianças na faixa dos 7 e 8 anos. Pensando nisso, as professoras Elaine Bisinelli Rios de Castro e Sandra Mara Stanytchyi conduziram suas turmas de 2º ano da EM Newton Borges dos Reis, em Curitiba, por uma sequência de aulas que contribuiu para dar aos pequenos a compreensão das fases da vida. Eles avançaram na noção sobre em que momento histórico de sua existência estão (a infância), o que aconteceu antes de chegarem até aqui e o que está por vir.

A viagem no tempo começou com a análise de um documento histórico que todos da classe possuem: a certidão de nascimento. Antes de propor a atividade, porém, Elaine coletou as percepções dos alunos sobre onde eles tinham nascido. Uns consideravam que havia sido em um hospital, outros, em sua residência, e teve até quem acreditasse ter vindo de uma semente. A professora pediu então que com a ajuda de familiares cada um avaliasse sua certidão e coletasse uma série de dados: o próprio nome, o do pai, da mãe e do hospital, além da data e do horário em que nasceu.

Na aula seguinte, todos compartilharam as informações encontradas. Alguns estudantes relataram ter notado que não viviam na mesma cidade em que nasceram. Teve quem ficasse espantado por possuir o mesmo sobrenome de colegas da classe, apesar de não serem parentes. A maior surpresa, no entanto, foi descobrir que a data de nascimento era igual ao dia do aniversário.

Elaine buscou conhecer a noção dos alunos a respeito do seu próprio passado. Para isso, pediu que elencassem fatos que haviam acontecido quando eram menores. "A ideia que eles possuíam do que já passou se referia a acontecimentos muito recentes: um dente que caiu, as primeiras pedaladas de bicicleta e o fim de semana com os pais, por exemplo. Havia uma grande lacuna de eventos entre a data de nascimento e os dias atuais."
http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/tempos-infancia-toda-crianca-tem-732319.shtml#ad-image-0