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10.04.2015

Uso de tecnologia nas cidades para melhor qualidade de vida

Cidade inteligente: tecnologia para tornar serviço público mais eficiente

San Diego (EUA) testará uso de instalações de iluminação pública de LED para conectar, coletar e analisar dados GE/Divulgação
San Diego (EUA) testará o uso de instalações de iluminação pública de LED para conectar, coletar e analisar dados
por Eulina Oliveira - Sociedade e Uso da Tecnologia para Qualidade de Vida (fonte no final do texto)
(Colaboração para o jornal Folha de São Paulo)
O uso de big data ou interligação da internet entre os aparelhos e da internet das coisas também pode ser visto nos serviços públicos. Este é o conceito das cidades inteligentes, outra vertente da digitalização. Diversas metrópoles espalhadas pelo mundo já contam com recursos da tecnologia da informação, em diferentes níveis, em que sistemas de saneamento, iluminação, transporte, entre outros, estão conectados à internet para se tornarem mais eficientes.
Empresas de tecnologia desenvolvem programas para detectar vazamentos de água, monitorar o trânsito, fazer a manutenção do sistema de iluminação e controlar a poluição do ar, entre outros exemplos.
Wikings Machado, diretor de marketing e estratégia de gerenciamento de energia da Siemens, afirma que, com a automação e a digitalização, as cidades estão virando grandes centralizadores de dados. "Com a consolidação dessas informações, as cidades podem tomar medidas mais assertivas para melhorar o conforto da população."
Daniel Marenco/Folhapress
Centro de operações da prefeitura do Rio de Janeiro, criado pela IBM
Centro de operações da prefeitura do Rio de Janeiro, inaugurado em 2010
No Brasil, a cidade do Rio de Janeiro foi eleita este ano, durante o evento Connected Smart Cities, como referência no ranking geral dos municípios com mais de 500 mil habitantes. A segunda colocada foi a cidade de São Paulo, seguida por Belo Horizonte, Brasília e Curitiba.
O carro-chefe da "smart city" é o Centro de Operações Rio. Inaugurado em 2010, o centro integra 30 órgãos que monitoram a cidade 24 horas por dia e consolida todas as etapas de um gerenciamento de crise, como chuvas fortes, deslizamentos e acidentes de trânsito.
Mas, assim como na internet das coisas, Antônio Selvatici, doutor em Robótica Móvel e professor da Fiap, diz que uma das barreiras para as cidades inteligentes funcionarem plenamente é a interconexão entre as tecnologias para que os sistemas operem em harmonia. "Isso depende de padronização dos
sistemas, e a questão é que, como o mercado é muito grande, cada um quer ter seu padrão."
"A cidade inteligente faz parte do plano estratégico da prefeitura para tornar o Rio de Janeiro mais ágil, em termos de prestação de serviços, mais conectado e mais cognitivo, isto é, em constante transformação, com a participação da população", Franklin Coelho, secretário municipal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Geladeira que se comunica comsmartphone é apresentada emfeira de tecnologia nos EUAInterligação pela internet entre os aparelhos

Reportagem mostra como contôle e fiscalização de agrotóxicos é falha

    • Com pouco controle e fiscalização, alimentos circulam no país com agrotóxico em excesso, prejudicando a população.

    • Com grande produção de alimentos no Brasil, a utilização de agrotóxicos está sem controle e fiscalização.


É quase certo que a fruta, o legume e a verdura que chegam atualmente à sua mesa não tenham passado por nenhum controle rígido dos níveis de agrotóxicos.
A reportagem do jornal Folha de São Paulo mostra que a fiscalização, quando é feita, atinge somente uma fração pequena dos produtos e reprova até um terço deles.
Por exemplo: análise por amostragem da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em alimentos típicos da cesta básica que circularam no Estado de São Paulo em 2014 mostrou que 31% tinham agrotóxicos proibidos ou em quantidade acima da permitida para os produtos.
O resultado dessa análise revela falhas na cadeia de controle da qualidade dos hortifrutigranjeiros produzidos e comercializados dentro do território nacional.
Um espelho desse quadro é a Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais), em São Paulo.
Por esse que é o maior armazém comercial da América Latina passam cerca de 30% de toda a produção nacional de alimentos atualmente.
Durante todo o ano passado, segundo informa documento do Ministério da Agricultura, só duas amostras de bananas foram coletadas ali para monitoramento.
"Não há controle, nunca vi nada. E trabalho aqui há 20 anos", afirma o feirante Cláudio de Jesus, 39, dono de uma banca de legumes na feira que funciona semanalmente dentro da Ceagesp, na zona oeste da capital paulista.
Esse depósito gigante distribui produtos para supermercados e feiras da capital, além de dezenas de cidades do interior e outros Estados.
"É lamentável essa falta de controle", afirma a dona de casa Adriana Lima, 29, que faz compras na Ceagesp há quatro anos.
Uso de agrotóxico e saúde
Potência na produção de alimentos, o Brasil é, por isso, um dos maiores consumidores de agrotóxicos do planeta. Entre as substâncias usadas no país estão algumas potencialmente cancerígenas, parte delas banidas da União Europeia e de países como China e Índia.
Os riscos à saúde vão de irritação na pele e nos olhos a dificuldades respiratórias, malformações congênitas, alterações no sistema hormonal e imunológico e câncer.
Para minimizar os efeitos, lavar bem os alimentos ajuda, mas não elimina todos os resquícios de agrotóxicos.
"É um risco inaceitável. Os gargalos não são acidentais, as autoridades fazem vista grossa", diz o defensor público Marcelo Novaes, que coletou todas essas informações oficiais para, inicialmente, estudar a situação em Santo André, na Grande São Paulo.
Suas conclusões serão apresentadas nesta semana.
A responsabilidade pelos agrotóxicos é de três órgãos federais: além da Anvisa e da Agricultura, o Ministério do Meio Ambiente também tem atribuição por sua área.
O trabalho de cada órgão, contudo, costuma dar em resultados contrastantes.
As 48 amostras analisadas pelo Ministério da Agricultura em São Paulo em 2014, por exemplo, incluindo as duas de bananas na Ceagesp, foram consideradas satisfatórias.
No mesmo período, a Anvisa detectou 31% de desconformidade nos produtos analisados em supermercados da capital e da Grande SP —muitos, provavelmente, haviam passado antes pela Ceagesp.
Quem faz o quê no contrôle e fiscalização
ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) > É a responsável por analisar se a quantidade de agrotóxico presente no alimento é tóxico para o organismo humano
MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento)
> Responsável por fiscalizar estabelecimentos comerciais que produzem, importam ou exportam agrotóxicos
IBAMA/MMA (Ministério do Meio Ambiente)
> A pasta deve garantir que os agrotóxicos usados na agricultura não estão destruindo o ambiente, como rios e matas nativas
Cuidados e dicas com alimentos
> Lavar os alimentos em abundância e retirar a casca
> Vinagre ou desinfetante específico para alimentos matam os micro-organismos
> A melhor saída é conhecer a procedência dos alimentos e, se possível, comprar produtos orgânicos
Como é feita a fiscalização Federal, Estadual e Municipal
A responsabilidade pelo controle dos níveis de agrotóxico no país é federal, mas a atividade é compartilhada entre municípios e Estados.
Em ofício encaminhado à Defensoria Pública do Estado de São Paulo, a Ceagesp reconhece que, desde 2009, não realiza monitoramento nos produtos que comercializa, uma média mensal de 283 mil toneladas.
Naquele ano, o órgão assinou convênio com o Ministério da Agricultura, que desde então passou a ser responsável pelo controle.
Antes das duas amostras de banana analisadas no ano passado, a última análise na Ceagesp havia sido feita em 2012, quando foram coletadas dez amostras de quatro culturas (batata, laranja, morango e pimentão).
Segundo o ministério, a prática foi alterada para "garantir maior rastreabilidade e abrangência", com o monitoramento sendo feito diretamente nos produtores ou no porto de Santos, antes de os alimentos serem exportados.
A Anvisa, que não publicou ainda relatórios sobre as análises feitas em 2013 e 2014, disse que fará a divulgação dos resultados até o fim do ano. Os números mais recentes disponibilizados pela agência são de 2012.
Ao justificar o tempo entre as coletas e a divulgação dos resultados, a Anvisa informa que, em alguns casos, o prazo da publicação de dados nos Estados Unidos, por exemplo, é ainda maior.
A agência afirma que está encerrando os processos de reavaliação de sete agrotóxicos, que começou em 2008, mas não estipula uma data para que isso ocorra. Outros produtos terão que ser analisados também, em decorrência de decisões judiciais.
Sobre a quantidade de amostras que analisa anualmente, a Anvisa afirma que a legislação "não especifica o quantitativo de amostras a serem monitoradas".
Ainda assim, a agência disse ter monitorado no ano passado os 25 principais alimentos de origem vegetal que compõem a dieta do brasileiro. Em 15 anos, ressalta, foram cerca de 30 mil amostras.
Sobre as diferenças de metodologia da Anvisa e do Ministério da Agricultura, cujos resultados muitas vezes são conflitantes, o órgão sanitário informa que são programas com "focos diferentes e complementares".
O trabalho da Anvisa colhe amostras nos locais onde a população geralmente adquire os alimentos.
Já o Ministério da Agricultura coleta amostras em propriedades rurais, estabelecimentos comerciais e centrais de abastecimento.
 http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2015/10/1689919-sem-controle-alimentos-circulam-no-pais-com-agrotoxico-irregular.shtml