Páginas

4.25.2014

Deus existe ou não existe

por Ronaldo Aidos - espiritualidade
A respeito da polêmica proposta por deputado estadual de Santa Catarina, de que as escolas públicas distribuam um kit bíblico aos alunos, defendendo o ensino religioso, gostaria de acrescentar alguns argumentos que ainda não foram abordados por leitores e jornalistas indignados com a proposta. Longe de mim classificar pessoas ateias como sendo uma espécie de andróides. Acho que são tão seres humanos como qualquer crente em Deus. Inclusive têm fé, a fé de que Deus não existe.
Digo isso porque a ciência humana ainda não comprovou nem a existência de Deus, nem a não existência. Os milagres e os fenômenos naturais ainda não explicados pela ciência atual, como a própria vida, são provas disso. Einstein, um dos luminares da ciência humana moderna, afirmou, inclusive, que quanto mais a ciência evolui, mais perto está de provar a existência de Deus. Portanto, o ateísmo é uma espécie de religião, tão dependente de fé como todas as demais religiões humanas. Ensinar nas escolas esse sentimento tão humano, como é a fé na existência ou não do divino e de suas virtudes sobrenaturais, certamente completa a educação do ser humano, permitindo que esse possa optar, livremente e com mais sabedoria, pela fé que melhor lhe satisfaça.
A bíblia não se trata de um livro de história, que a leitura deve ser feita com o sentido da fé e, sobretudo, com bom senso e que o objetivo da leitura deve ser a perfeição cristã. Ao lê-la, procurar lembrar que quando foi escrita, os sentidos simbólicos da linguagem era outro, que não o atual. Ao interpretá-la ao pé da letra, o leitor corre o risco de ter uma interpretação errônea do que está realmente escrito.

http://wp.clicrbs.com.br/comunidade/category/cartas/?topo=84,2,18,,,84