Páginas

4.25.2017

A miopia de um anão moral quanto à Previdência

Tem sido comum o já conhecido PDV, da previdência com que Bancos e empresas estatais procuram realinhar seus quadros para adaptar custos. É comum que procurem rejuvenescer estes, já que a saúde é componente à produção

por Maria Fernanda Arruda para Correio do Brasil - Sociedade e Lutas Populares
É bom explicar que Atuaria é a ciência que cuida de cálculos de meios para prevenção´de gastos de previdência ou quaisquer que devam ter cuidados pela projeção de seus efeitos futuros. Assim, previnem-se as empresas quanto aos seus objetivos.
Tem sido comum o já conhecido PDV com que Bancos e empresas estatais procuram realinhar seus quadros para adaptar custos. É comum que procurem rejuvenescer estes, já que a saúde é componente à produção. Há preocupação de se encolher o horário de trabalho para aumento de produção porque a fadiga gera sua diminuição e acidentes.

Tiro no pé

Maria Fernanda Arruda
Maria Fernanda Arruda é colunista do Correio do Brasil
Mas, como aqui no Brasil domina a petulância e se põe gago para discursar, estamos assistindo um cômico pacote legislativo que irá se constituir em uma ‘bomba de tempo’, qual um tiro que se desfere ao próprio pé. A ‘reforma’ de Previdência será um gerador de miséria.
Veja-se que, sem perspectiva de se aposentar, todo o contingente de trabalhadores ficará, já sem suas melhores condições, ‘amarrado’ a empregos que lhe permitam a sobrevivência. Serão mendigos a pedir permanência em seus postos para não sucumbir, já que não têm como encostar seus corpos cansados.
Ao mesmo tempo estarão ocupando lugar de gerações novas que necessitam ter seu começo de vida laboral. Será a guerra de interesses econômicos que, claro, se fará vencida pelo capital (empregadores) mas com a aética condição de desprezo pela face humana nos relacionamentos.

Anão moral

A redução de salários e produtividade será automática nesse quadro. Em escala, também afetará o comércio e a indústria. Ou seja, cria-se um circulo para o mal. Se o intuito for o de salvar o caixa da Previdência impõe que se veja o preço humano injusto e imoral. A sociedade é a projeção da família.
Pode-se comparar o quadro nacional em armação a um quadro familiar em que o jovem filho ficará deitado no sofá por não ter como arranjar um emprego. Enquanto seu alquebrado pai vai se arrastando para o sustentar. E essa imbecilidade oficial será enfeitada pela moldura de um massa chamada terceirização. Esta, que ajudará a podar meios salariais ou garantias de empregos já conseguidos ou apenas desejados.
Triste país conduzido por um anão moral.
*Maria Fernanda Arruda é escritora, midiativista e colunista do Correio do Brasil.
http://www.correiodobrasil.com.br/miopia-de-um-anao-moral-quanto-previdencia/