Páginas

6.07.2023

Como surgiu a maior favela do Brasil, Sol Nascente no Distrito Federal

Segundo o censo 2023/IBGE, região a 35 km do centro do DF superou a Rocinha em número de residências

por  redação 24/7, Isabella Wandermuren*/Terra e EBC  - Sociedade e Concentração de Renda no Brasil

 Comunidade Sol Nascente DF, na rede social

O Censo 2023 divulgados pelo Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que a comunidade do Sol Nascente, localizada no Distrito Federal, tornou-se a maior favela do Brasil em termos de número de residências, ultrapassando a Rocinha, no Rio de Janeiro.

De acordo com a pesquisa, atualmente, o Sol Nascente tem 32.081 domicílios e mais de 87 mil pessoas, cresceu 31% em comparação com 2010. A Rocinha tem 30.955 domicílios e em comparação com 2010, na região do Rio de Janeiro e aumentou 20%.

Segundo o IBGE, a principal diferença entre o Sol Nascente e a Rocinha é o relevo, sendo que a primeira é uma área plana e a segunda apresenta um terreno mais acidentado.

Na década de 1990, os terrenos do Setor Habitacional do Sol Nascente foram divididos e ocupados de maneira irregular, dando início à região comunitária desordenada. Em 2019, a localidade foi elevada à categoria de região administrativa. Antes disso, o local fazia parte da cidade satélite de Brasilia, Ceilândia, região administrativa que abriga cerca de 500 mil habitantes e é considerado a maior do Distrito Federal.

 Favela Sol Nascente agora é a maior do Brasil, nas redes digitais

O Sol Nascente

Nos anos 1990, a ocupação de terras no Sol Nascente se intensificou. N época, a região era composta predominantemente por chácaras e nascentes de água. De acordo com a explicação mais popular sobre sua origem, o nome da favela teria sido inspirado em uma dessas propriedades rurais.

População

Segundo um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal, 53,9% dos residentes de Sol Nascente se identificam como pardos, 30,3% dos moradores se declaram brancos e 14% como negros.

Lazer

O Sol Nascente conta com um Centro Olímpico e Paralímpico (COP) desde 2020, onde são oferecidas aulas de 26 modalidades esportivas gratuitamente à população local.

Comunidade

A líder comunitária Ivete Bandeira criou uma das primeiras creches comunitárias do local. Hoje, ela coordena o Instituto Pingo de Ouro, que realiza ações sociais, oferece aulas de esporte e distribui cestas básicas.

Saúde

Atualmente, há uma Unidade Básica de Saúde e uma Unidade de Pronto Atendimento que atende cerca de 91 mil habitantes da Sol Nascente, de acordo com a Codeplan (Companhia de Planejamento do Distrito Federal), tendo também o Hospital da Cidade do Sol.

Favela Sounds

Em 2019, o Favela Sounds (Festival Internacional de Cultura de Periferia) promoveu uma residência artística no Sol Nascente com o muralista inglês Dreph, conhecido por desenhar grandes retratos.

Uma imersão que falava sobre a ancestralidade negra, incentivando jovens a trocar experiências e aprimorar técnicas de pintura.

 *Isabella Wandermurem, do Visão do Corre/Terra

Publicação no 24/7 e Terra: 17março2023 e 12maio2023

Fontes: https://www.brasil247.com/regionais/brasilia/sol-nascente-no-df-se-torna-a-maior-favela-do-brasil  ,   Visão do Corre/Terra ,  https://www.terra.com.br/comunidade/visao-do-corre/saiba-mais-sobre-a-sol-nascente-a-maior-favela-do-brasil,93d4bdad50561786d1d64e1e506ef766it29589a.html  e https://tvbrasil.ebc.com.br/reporter-df/2023/03/comunidade-do-sol-nascente-no-df-se-torna-maior-favela-do-brasil