Páginas

4.06.2019

Um jovem é esperança porque não se deixa trair pelo entorno “bolsominion” nem engolir pelo “vamos nessa, cara” !


Querido Ernani de Andrade Ferreira dos Santos, estudante, cidade Ocidental, Goiás

por Dom Orvandil* no Brasil 24/7 – Sociedade e Esperanças Traídas pelo Fake News

Rapaz, soube de ti e tua tenra idade de 18 anos.
Tua idade, empolgada pelos sonhos, pela paixão, pelas buscas e pelo espírito crítico, é experiência maravilhosa. Experiência, que ao construí-la na sua existência, é de valor em riquezas humanas, sempre retomadas por ti mais adiante. Tuas lembranças desta tua idade serão como alguém que beberá no que tu mesmo depositares nos teus lagos da vida.
Imagem na internet
Teu pai me contou do orgulho dele, pelo fato de não seres alienado nem arrebanhado pelo modelo “bolsominion”,  sem rumo, sem projeto e pouca alegria.
Imagino tua força para navegar na contramão da mediocridade, da idiotice e do que é superficial reinante nas redes sociais e na vida.
Certamente percebeste que os traços dos adoradores do “mito” são o formato de arma com as mãos, de racismo, de preconceitos contra negros, pobres e gays, além do ranço dos que pensam que pensam, mas que não passam de marionetes controladas por forças que não estão nem aí para a existência deles.
Os traços do ser “bolsominion” são sinais de degradação humana e cultural.
Os resultados das armas são barbáries como as de Suzano, realizadas por jovens que idolatravam o “capetão” Jair Bolsonaro.
Assim, as armas são usas na produção de cadáveres que antes eram pessoas vivas, promissoras, bonitas, plenas de sonhos e de poesia, como a juventude inteligente, inquieta, rebelde, revolucionária, intelectual e promissora que as armas do golpe militar de 1964 sangrou e ceifou, sem tirar o brilho no exemplo de muitos mártires jovens, que não se deixaram usar pelos traidores e inimigos da pátria (que pátria é essa?).
Essa mesma juventude “bolsominion” hoje ameaça estudantes universitários, embalados pelo machismo e pelo nazismo, como acontece na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e na Universidade Federal de Goiás, UFSC, USP, UFRJ e outras tantas.
Os “bolsominios” impressionam pela velhice de suas atitudes e de seu discurso reacionário sem rumo. Tudo o que fazem e dizem, geralmente de modo covarde,  protegido pelo anonimato da internet, bandidos de porte como o nazismo  e o fascismo produziram, e já o fizeram antes da metade do século 20, antes da 2ª. guerra mundial.
Felizmente tu não te contaminas por essa velharia covarde, criminosa e sem rumo.
Alegro-me que também não te deixes arrastar pelo racismo, coisa própria dos ignorantes que nada sabem das raízes de nosso país tropical.
Seguidamente “bolsominions” são denunciados pelas ofensas de teor discriminatório na internet, com isso seduzindo aos crimes contra negros, negras, indígenas e quilombolas, nordestinos, como ser agressivo e assassino desses nossas irmãos fosse coisa normal para qualquer jovem.
Demonstrando profundo vazio da alma, os pobres jovens, seguidores de ídolos pés de barro projetam-se na eliminação de irmãos e irmãs brasileiros(as), ao invés de trilharem os caminhos da solidariedade e da luta pela construção de uma sociedade com relações de amizade e justas.
Perturbados com a questão sexual e adeptos de mediocridade preconceituosa que berra que os guris usam azuis e as gurias cor de rosa, como se cores fossem determinantes humanos, discriminam e perseguem gays e lésbicas. A homossexualidade para eles que sofrem do libido não entendido, se torna ameaça a ser atacada a bala, a facadas e a pauladas.
Tais traços são exemplos da falência de quem é incapaz de ler, de estudar e de entender como forma de encontrar na ciência, nas artes e na reflexão ferramentas para entendimentos corretos e construção de soluções na diversidade e justas.
É triste que adolescentes e jovens sejam tão velhos e pobres de projetos e de ídolos, meu caro Ernani.
Este é mais um sintoma de fraqueza – isolamento e desprezo da razão e da inteligência – que só os conduz na escuridão da ignorância, do fascismo e do nazismo, esses cadáveres do passado que deveriam ser esquecidos com seus aventureiros criadores, inimigos da humanidade e da vida.
Temo que seu destino seja desastroso e suas vidas se estraçalhem curtas, como os jovens de Suzano, que nem familiares e admiradores tiveram em seus velórios.
Bom mesmo é saber de tua juventude de belas, ricas e inteligentes escolhas, querido amigo Ernani.
Daqui te envio os meus votos de clareza quanto a vida, de leituras de bons textos, de estudos práticos para além daqueles que a faculdade, hoje por demais mercantilista, de busca de grupos de convivência com a realidade e de lutas para quebrar os paradigmas do caminho sem rumo, trocando-os por modelos verdadeiros que propiciem o desenvolvimento das crianças, dos adolescentes e dos jovens, iluminados por ideias construídas no coletivo.
Alegria emocionada em ouvir falar de ti, meu querido Ernani. Neste dia em que lembramos com dor que uma ditadura sanguinária, fascista, covarde, boa somente aos traidores da pátria (que pátria é essa?) e a psicopatas, matou crianças e jovens, és convidado à luta e à convivência do amor ao próximo!
Abraços fraternos. E que ninguém solte a mão de ninguém.
* Dom Orvandil - Editor do blog Cartas Proféticas, Arcebispo Primaz da Igreja Católica Anglicana e presidente do Congresso Nacional de Luta contra o Neoliberalismo

https://www.brasil247.com/pt/colunistas/domorvandil/388958/Um-jovem-%C3%A9-esperan%C3%A7a-porque-n%C3%A3o-se-deixa-trair-pelo-entorno-bolsominion-nem-engolir-pelo-%E2%80%9Cvamos-nessa-cara%E2%80%9D!.htm