Páginas

7.27.2019

Saque do FGTS, menos verbas para políticas públicas e trabalhador


O trabalhador poderá usar agora o recurso em um curto prazo mas, lá na frente, diante do desemprego, ele não terá essa poupança que o ajude a enfrentar sua situação

por redação do portal Rede Brasil Atual Sociedade e Desmandos da Área Econômica do Governo Federal
Imagem do arquivo da Empresa Brasileira de Comunicações
Em um balanço sobre a medida de Bolsonaro à Rádio Brasil Atual, o diretor-técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio, ressalta  ainda que as novas regras alteram o funcionamento do fundo de amparo ao trabalho e de repasse ao BNDES. Na prática, a medida permite que o ministro da Economia Paulo Guedes intervenha sobre as condições de destinação dos recursos para o apoio, garantido pela Constituição, do banco público.
Um dos principais responsável pelo investimento em infraestrutura, o BNDES, para Clemente, terá posto em xeque a funcionalidade dos seus fundos públicos para impulsionar projetos de desenvolvimento nacional.
Mesmo o saque do saldo do FGTS, se de um lado permite que os recursos sejam utilizados para o consumo ou quitação de dívidas, por outro acaba com a regra que destina metade do valor para o trabalhador e outra metade na base do fundo de garantia, recursos que são alocados no financiamento de projetos sociais. “Fragiliza essa capacidade que o fundo tem de financiar especialmente as habitações de interesse social, portanto, de subsidiar o financiamento para os trabalhadores mais pobres no acesso à casa própria”, alerta.
O diretor-técnico do Dieese destaca ainda que mesmo o papel do FGTS, de fazer frente à uma situação de desemprego como é prevista hoje, também é anulado. “Ou seja, o trabalhador poderá usar agora o recurso em um curto prazo mas, lá na frente, diante do desemprego, ele não terá essa poupança que o ajude a enfrentar sua situação. Lembrando que o desemprego no Brasil se torna cada vez mais estrutural, de longa duração, portanto, quem vai para o desemprego fica sem emprego por muito tempo.”

Para ver o artigo completo, acessar em:
https://www.redebrasilatual.com.br/economia/2019/07/mp-de-bolsonaro-fragiliza-funcao-do-fgts-no-momento-do-desemprego/