Páginas

4.22.2014

O pensamento livre estimula ser inteligente

Descubra cinco dicas para se tornar mais criativo Stock.xchng/Stock.xchng
Alterar a perspectiva e olhar o problema com o pensamento livre, criativo, fora dos padrões impositivos. Foto: Stock.xchng / Stock.xchng
O pensamento criativo é um diferencial importante em praticamente todas as atividades humanas. A criatividade é uma função que qualquer cérebro humano estimulado desenvolve, de tempos em tempos conseguem surpreender, inédita e praticada sobre determinada atividade.
Para o neurologista Leandro Teles, a solução criativa existe quando se consegue driblar os caminhos do raciocínio adestrado desde a infância, quando se escapa do óbvio, alcançando uma visão alternativa, diferente da média da população.
A criatividade resolve inúmeras alternativas do dia-a-dia e é interessante na vida pessoal, social e profissional.
— Pensar diferente, de forma não engessada, lançar uma nova solução sobre uma imposição antiga, é criatividade, pensamento livre. Estimular os outros enxergar aquilo que sempre esteve diante de cada um, criar atalhos mentais, surpreender as pessoas, estimulando a pergunta: como eu não pensei nisso antes? Para isso, é possível desenvolver um pensamento livre, criativo. Colocá-los em prática e, enfim, colher os frutos— explica o especialista.
O médico enumera e esclarece cinco passos fundamentais para quem quer ser mais criativo e ter o pensamento livre:
Direito ao erro
Quem quer ser criativo, se permitir o erro. A diferença da ideia genial da equivocada é, muitas vezes, um detalhe. O raciocínio lógico e de senso comum é menos fadado ao erro. O criativo e livre arrisca mais, inventa, testa, ousa… com isso se expõe a errar mais.
Mudar a visão do problema
Quem quiser ver o que ninguém viu, olha as coisas como ninguém ainda olhou. Mudar a visão do problema pode ser o primeiro passo! Dar um passo pra trás e olhar tudo de longe, apertar os olhos, desfocar. Estar na visão de outra pessoa, brincar de resolver situações em outros contextos. O cérebro irá traçar caminhos novos e pode surgir um conceito inédito a ser trabalhado.
Conhecer os caminhos já trilhados
Não é fácil fugir do lugar comum se não se conhece o lugar comum. Tentar ser criativa(o) sem determinar o que já foi dito, pensado e sentido sobre a situação é perder tempo. Conhecer as trilhas já abertas ajuda a evitá-las. Buscar criar atalhos, unir conceitos, condensar. Estudar o assunto, sob vários aspectos, pesquisar, observar, não menosprezar tudo que já foi feito sobre ele antes. Conhecimento e visão são modalidades fundamentais para as pessoas criativas.
Dar liberdade ao cérebro
O raciocínio criativo precisa do cérebro apto a alçar voos livres e complexos. O cérebro humano é fruto de genética, vivência e contexto, memória do inconsciente. A genética é imutável, cada um nasce com potencial criativo. Mas a vivência e o contexto estão sujeitos a serem melhorados! Alimentar de experiências novas, diferentes, inusitadas. Conheçer pessoas, culturas e artes em todas as suas formas. O ideal é ser uma esponja de soluções criativas. Sair de casa, do escritório, da empresa, mudar de roupa, afrouxar a gravata, meditar, correr na praia, aguardar uma resposta olhando uma lagoa em um dia ensolarado, entre outra opções interessantes. A resposta não tradicional surge, as vezes, em momentos inesperados. O repouso e o sono também são fontes criativas.
Entender  e reaprender a usar a intuição
Sexto sentido, o que tem de natureza nisso? Tudo. O que chamamos de intuição é um tipo peculiar de pensamento livre dissociado do falar. Surge um conceito pronto, criativo, livre . Não dá pra argumentar, explicar, traçar a linha que justifica isso. Aflora, surge geralmente de divagações do lado direito do cérebro (uma vez que a linguagem, falar fica geralmente no hemisfério esquerdo). Não menosprezar, nem dar ares de magia e misticismo. Pessoas criativas exercitam, valorizam e expressam suas intuições. Dar vazão, com bom senso, as sensações sem explicação científica ou sem lógica, mas na razão livre e criativa.
http://anoticia.clicrbs.com.br/sc/noticia/2014/04/descubra-cinco-dicas-para-se-tornar-mais-criativo-4476554.html