Páginas

11.12.2014

Por que o pensar é proibido?


A vida prega peças e faz pensar em enigmas.

Antes de haver os seres humanos, estudos e pesquisas mostram que existia sim vida na terra.

Ainda bem que existe o pensar para o bem. A cada dia se descobre alguma coisinha que não se sabia. Para entender isso, é só olhar para os que ainda sabem pensar, refletir, contemplar.

Por que o normal é agir e fazer o mais fácil?  Só se olha para o mais fácil, o que está perto. O mais fácil impede que se olhe um pouco mais além. Talvez por isso é que tem o pensamento popular que diz: "quem tem olho é rei", ou seja, poucos conseguem olhar um pouco mais longe, outros conseguem e não se percebe que olharam ou estão olhando.

Bem, mas voltando a vida na terra, pesquisas descobriram que o homem vivia nas árvores, meio parecido com os macacos, é o resultado de estudos longos, refletidos por várias/os em alguns recantos remotos da terra. É isso mesmo. Depois de tanto tempo que se anda sobre os dois pés, e que, como dizem os que pensam, descemos das árvores, perdemos a memória quanto a este estilo de viver.
Dando um grande salto no tempo até os dias de hoje, se percebeu ter ocorrido uma massificação nas cidades. Então, pelo jeito que se vive, fica muito difícil entender que o ser humano desceu de uma árvore, e o pior, acreditar nisso ou aceitar isso de bom grado, e surgem as dúvidas...a impressão que fica é que pensavamos melhor quando estavamos em cima das árvores.

Na cidade, o ser humano virou rebanho. É um tanto forte esta expressão, porém é isso mesmo, tribos altamente especializadas com tecnologia e conforto, outros e outras lutando para sobreviver, ou seja, isto é rebanho dito de forma breve e com poucas explicações.

Bem, mas ... porque rebanho? É que rebanho é dominado, marcado semelhante ao que se marca o gado, um tanto grosseiro, mas é uma forma fácil de ser direto. Cada um é controlado na sociedade moderna. Cada um tem uma certidão de nascimento, carteira de identidade, cpf, passaporte (opa, isso é mais sofisticado), conta no banco. Todos são "obrigados?" a estudarem em escola pública ou particular, só assim é possível a sociedade monitorar as pessoas.

Outro dia, alguém comentou que o horário de verão foi criado para economizar energia elétrica. E todo mundo acredita nisso, pois somos facilmente convencidos. Outros dizem que o horário de verão serve para o governo federal mostre para a população que é o "manda chuva", que é o "chapa branca", o chefe. Muitos acreditam nisso.

Mas se alguém conseguir pensar um pouco, vai entender que, com o horário de verão o dia fica mais longo. A maioria ganha mais dinheiro? Será que é a maioria? É uma teoria, uma tese.

Mas como vivemos em uma sociedade capitalista, onde poucos tem muito capital ou dinheiro e a sociedade é monitorada, alguém descobriu que esses capitalistas ou que tem grandes fortunas, ganham muito mais dinheiro, comparando com aqueles que tem pouco. Logo, com o horário de verão ganharão bem mais dinheiro. Está provado de forma científica.

Mas, é difícil se acreditar nisso, pois não temos tanto capital, dinheiro. E não se gosta de pensar, refletir sobre estas coisas. Podemos até ser mini ou micro capitalistas, mas temos algum dinheiro, ou bem pouco, comparado aos grandes capitalistas, que ganham horrrores.

E assim os dias vão passando, tocando a vida sem pensar, nem refletir. Até parece que fica mais fácil os outros pensarem por nós, principalmente os políticos.

Seguimos cantando, trabalhando, comendo e bebendo ... de preferência sem pensar ... e vivendo no meio do rebanho ...