Páginas

12.06.2016

Podemos derrotar esse cara': Sanders pede mobilização em massa contra Trump


  • Teremos leis bem definitivas em infraestrutura. Espero que Trump as apóie. Não é uma questão de nós trabalharmos com Trump. Mas sim d'ele trabalhar conosco
de Carta Maior - Sociedade e Política nos EUA
Deirdre Fulton, Common Dreams
Enquanto faz tours nos EUA logo após a vitória eleitoral de Donald Trump, o Senador Bernie Sanders (I-Vermont) está usando sua crescente influência dentro do Partido Democrata e com os eleitores para salientar como o país pode prevenir o retrocesso e, de fato, andar para frente – mesmo com os Republicanos no controle da Casa Branca e do Congresso.
“Podemos derrotá-lo. Podemos derrotar essa agenda”, ele disse a uma platéia lotada no Berklee Performance Center em Boston no domingo. “Mas temos que fazer isso de uma maneira que nunca fizemos antes, que é essencialmente alcançar as pessoas que não concordem conosco. Temos que unir as pessoas porque estamos lutando pelo futuro do nosso país.”
Ele similarmente fez o apelo a uma platéia em South Portland, Maine na segunda: “Não, você não vai desistir. Vai lutar e mobilizar”.
Agora sobre como deve parecer essa mobilização, Sanders ofereceu algumas dicas em um entrevista na PBS Newshour que foi ao ar na segunda a noite. O senador de Vermont disse que o futuro do Partido Democrata e uma agenda progressista deve focar em desafiar os interesses das elites e defender o povo e os trabalhadores.
“A questão principal”, disse Sanders, “é que você não pode ser um partido que recebe dinheiro de Wall Street, que não é forte na indústria farmacêutica, que está nos enganando todo o dia, que não é forte em assistência médica para controlar as companhias de seguro, que não mostrou o desejo de lutar contra o establishment econômico, e depois dizer às famílias trabalhadoras que está ao seu lado. As pessoas vêem além disso”.
Em uma entrevista separada com a revista GQ publicada na terça, Sanders disse que apostar em tais preocupações também pode ajudar a responsabilizar Trump:
O que estamos trabalhando agora é em transformar o Partido Democrata. Vou introduzir leis que aumentem o salário mínimo para 15$ por hora. Trump fala sobre sua preocupação com as famílias trabalhadoras. Eu espero que ele apóie a lei. Vou introduzir lei – eu ou alguém, não somente eu – demandando pagamento igualitário para as mulheres. Espero que Trump apóie isso. Vamos ter leis bem definitivas em infraestrutura.  Políticas de comércio, Trump baseou sua campanha inteira em comércio.
"Não é uma questão de nós trabalharmos com Trump. Mas sim dele trabalhar conosco.”
Créditos da foto: Lorie Shaull/flickr/cc
http://cartamaior.com.br/?/Editoria/Internacional/-Podemos-derrotar-esse-cara-Sanders-pede-mobilizacao-em-massa-contra-Trump/6/37371


Enquanto faz to