Páginas

6.15.2016

Documentário mostra como mídia manipulada altera formação de opinião do público

  • Tendo como base a imprensa dos Estados Unidos, em 'The Brainwashing of My Dad' diretora busca entender a transformação do pai de apolítico democrata a radical conservador, através da manipulação da mídia (televisão, jornais, revistas, cinema, etc)
publicado por Cynara Menezes na agência de notícias Brasil Atual-SP - Sociedade e Mídia (fonte no final)
reprodução do Brasil Atual
lavagem cerebralNos EUA, ainda há alternativas de veículos 'liberais'. No Brasil, todos os grandes grupos de mídia são de direita
Socialista Morena – Um documentário que estreia este mês nos EUA, The Brainwashing of My Dad (A lavagem cerebral de meu pai, em tradução livre), explora um dos mais bizarros fenômenos de mídia norte-americanos: o perigoso poder que a mídia de direita pode exercer sobre os cidadãos comuns (lembrando que nos EUA há alternativas “liberais”; no Brasil só existe mídia de direita).
Quando a cineasta Jen Senko tentou entender a transformação do pai dela de um homem apolítico que votou a vida inteira no partido Democrata em um fanático de direita furioso, descobriu as forças por trás da mídia que o fizeram mudar completamente: um plano de Roger Ailes (CEO da FOX News) durante o governo de Richard Nixon para o controle da mídia pelos republicanos; o Memorando Powell, conclamando líderes empresariais a influenciar as instituições de opinião pública, especialmente as universidades, a mídia e os tribunais; e, no governo Ronald Reagan, o desmantelamento da Fairness Doctrine (política governamental que garantia equilíbrio nas notícias de TV, com a obrigatória veiculação de visões opostas de determinado tema).
À medida que a busca de Senko avança, descobrimos que o pai dela é parte de um contingente muito maior, e que a história afeta a toda a sociedade norte-americana.
Utilizando entrevistas com personalidades da mídia, linguistas e ativistas de movimentos sociais, incluindo Noam Chomsky, Jeff Cohen, George Lakoff e outros, The Brainwashing of My Dad revela o plano de direcionar os EUA para a direita nos últimos 30 anos, principalmente através de manipulação midiática. O resultado disso é que hoje há menos vozes, menor diversidade de opinião, desinformação massiva intencional e uma enorme divisão do país.
Alguém aí pensou no Brasil?
Vocês já repararam como as pessoas têm se transformado em outras ultimamente, como o médico e o monstro? Cidadãos antes cordatos, educados, gentis, de repente viraram cães raivosos, espumando pela boca, prontos a atacar o próximo. E o alvo de sua ira é sempre o mesmo, a esquerda, personificada no PT e em Lula, e as minorias: negros, gays, mulheres. Eu sempre fico com a impressão que o problema dessas pessoas não é política… Mas o que aconteceu para que elas ficassem assim? Será que a mídia tem alguma responsabilidade nisso?
O documentário mostra como isso aconteceu (e ainda está acontecendo) e coloca questões como a quem pertencem as ondas de transmissão, que direitos nós temos como consumidores de mídia e qual a responsabilidade que o governo tem de fazer essas ondas serem realmente justas, acuradas e próximas à verdade.
Este documentário está disponível do site http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:-4WM9JbB0u0J:www.redebrasilatual.com.br/+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=firefox-b
 
http://www.redebrasilatual.com.br/entretenimento/2016/06/documentario-mostra-como-a-midia-de-direita-faz-lavagem-cerebral-nas-pessoas-7793.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O comentário será analisado para eventual publicação no blog