Páginas

6.28.2017

Partidos políticos no Brasil usam programas na internet de forma positiva e negativa

PSDB gastou milhões em robots nas Redes durante a eleição e após os cedeu a grupos de revoltados para auxiliar no golpe contra o governo Dilma

por Luíz Müller Blog para site Contexto Livre - Sociedade, Comunicação e Internet
 
Um estudo divulgado pela Universidade de Oxford, Reino Unido, detalha ao longo de 38 páginas como a política brasileira foi influenciada por bots na internet. Caso não saiba, bots são programas ou dispositivos que agem de maneira autônoma na internet — por exemplo, existem bots de contas falsas nas redes sociais, um dos pontos-chave nessa pesquisa.

Site na Internet "Revoltados On Line" e "Vem Pra Rua" receberam bots do PSDB

Chamado de “Propaganda computacional no Brasil: Bots sociais durante as eleições”, o estudo mostra alguns dados: o PSDB gastou cerca de R$ 10 milhões em bots em Facebook, Twitter e WhatsApp durante a corrida eleitoral de Aécio Neves no final de 2014. Após a derrota para Dilma Roussef, os bots do PSDB continuaram agindo, porém foram reprogramados para divulgar o conteúdo de páginas como “Revoltados ON LINE” e “Vem Pra Rua”. No caso, o estudo diz que o Revoltados ON LINE contava com 16 milhões de bots do PSDB, enquanto o Vem Pra Rua tinha 4 milhões.
Bots também fora usados pelo PT


Na mesma época da corrida eleitoral, o PT também utilizou bots pró-Dilma Rousseff na internet. Contudo, “em uma escala muito menor”. Enquanto os bots do PSDB alcançavam cerca de 80 milhões de pessoas, os bots do PT ficavam nos 22 milhões. O estudo ainda comenta que, após o fim das eleições, os bots comprados pelo PT foram encerrados em sua maioria — e algumas contas apenas replicavam programas do governo.
http://www.contextolivre.com.br/2017/06/psdb-gastou-milhoes-em-robots-nas-redes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O comentário será analisado para eventual publicação no blog