Páginas

11.07.2018

Esquerda direita centro esquerda direita


e por me opor a eles
às vezes penso
que tenho razões de pensar
que sou melhor do que eles
por Milton Ribeiro no site Sul 21 – Sociedade, Literatura, Poesia e Política

Figura internet
Esquerda direita centro esquerda direita (Links rechts links rechts):
Se alguém de esquerda pensa
que alguém de esquerda,
só por ser de esquerda,
é melhor que alguém de direita –
ele é preconceituoso a ponto
de ser como alguém de direita
Se alguém de direita pensa
que alguém de direita
só por ser de direita
é melhor que alguém de esquerda
ele é preconceituoso a ponto
de ser radical de direita
Como me oponho
aos de direita
e aos radicais de direita,
também me oponho
aos de esquerda
que pensam
ser melhores
que os de direita
e por me opor a eles
às vezes penso
que tenho razões de pensar
que sou melhor do que eles
 

Erich Fried (1921-1988)
 
Tradução de Victor Gans

E a resposta inteligente e zombeteira de Marcos Nunes nos comentários:

No Centro
Ele está parado ali
naquele lugar
que escolheu
Aqui, ele diz
é o centro do mundo
onde estou só
Outros passeiam
indo à esquerda
à direita
O centro, no entanto
é só dele, o centro
sou eu, ele diz
O mundo só gira
para se manter
no mesmo lugar
Parado no centro
estou em movimento
filosoficamente correto
Tudo que ele diz
diz para si mesmo
no centro ele é tudo
Outros, como ele
ficam parados
há centro em todo lugar
Não falam uns
com os outros
onde estão não é preciso
Somente os que andam
à esquerda ou à direita
se debatem sobre direções
Quem está no centro
passeia em si mesmo
ele diz, e quase sorri
Parado ali
naquele lugar
alguém o colheu
http://miltonribeiro.sul21.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O comentário será analisado para eventual publicação no blog