Páginas

9.09.2016

A velhice como cultura social no Rio de Janeiro, Brasil

por Jornal do Brasil - Sociedade, Cultura Brasileira e Idosos (fonte no final)
SBPRJ apresenta 'Em três atos', de Lucia Murat e debate sobre a velhice no dia 9 no Rio
    O filme 'Em três atos', com roteiro e direção de Lucia Murat, será apresentado no dia 9 de setembro, às 19h, na Sociedade Brasileira de Psicanalise do Rio de Janeiro (SBPRJ).Trata-se de um ensaio poético sobre o ciclo da vida. Após a sessão, haverá debate com o tema 'A velhice contemplada', com a diretora e com a psicanalista Sônia Eva Tucherman, com coordenação de Luiz Fernando Gallego, responsável pelo ciclo Psicanálise e Cinema da SBPRJ.

'Em Três Atos', Angel Vianna, aos 85 anos, dança com a bailarina Maria Alice Poppe, sua ex-aluna, que está no auge do seu vigor.
'Em Três Atos', Angel Vianna, aos 85 anos, dança com a bailarina Maria Alice Poppe, sua ex-aluna, que está no auge do seu vigor.
Em três atos apresenta um espetáculo de dança, coreografado por João Saldanha, que é uma homenagem a Angel Vianna - ícone da dança contemporânea brasileira, que participoudo filme aos 85 anos. Ela dança com a bailarina Maria Alice Poppe, sua ex-aluna, que está no auge do seu vigor. Nathalia Timberg e Andrea Beltrão interpretam textos livremente inspirados nos livros 'A velhice' e 'Uma morte muito doce', de Simone em Beauvoir (1908-1986), e em entrevistas concedidas pela escritora.
Em nota sobre o filme lançado no ano passado, Lucia Murat comenta que um dos motivos que levou Simone de Beauvoir a escrever o livro 'A velhice' foi por ela mesma estar vivendo aquela fase da vida e que, por isso, sentiu necessidade de investigar a situação dos velhos na sociedade. "Pelo mesmo motivo, decidi fazer o filme. Pela minha formação como cineasta e também por ter sido bailarina na adolescência pensei em tentar exprimir essa sensação contrapondo o “corpo” e a “palavra”. A proposta do filme é muito mais levantar questões e apontar sensações do que dar respostas. Por isso, o que busco são as nuances e contradições observadas no corpo: a dor de ter perdido o vigor convivendo com a vida que está presente na velhice", assinala.
Serviço: exibição de 'Em três atos' e debate
Data: 9 de setembro, às 19h
Local: SBPRJ - rua David Campista, 80, no Humaitá
Taxa de manutenção: R$ 20,00
Classificação livre
Informações e reservas: 2537-1333  e  2537-1115 – sbprj@sbprj.org.br
http://www.jb.com.br/cultura/noticias/2016/09/08/sbprj-apresenta-em-tres-atos-de-lucia-murat-e-debate-sobre-a-velhice-no-dia-9-no-rio/?from_rss=sol-maior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O comentário será analisado para eventual publicação no blog