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9.09.2016

Procon de Santa Catarina no Brasil, divulga bloqueio de ligações de propaganda em telefone


  • Em cinco passos, saiba como bloquear ligações de 

    telemarketing a partir do site do Procon

  • O serviço é gratuito e vale para linhas fixas e móveis e também para contas de e-mail
por redação jornal ND - Sociedade e Regulação de Propaganda (fonte no final)
O Procon de Santa Catarina disponibilizou aos consumidores um serviço de bloqueio de 
ligações de telemarketing por meio de seu site. O serviço foi anunciado no dia 6  de agosto
 e já pode ser acessado. Para isso, basta que o consumidor faça um cadastro.
A inscrição para o bloqueio pode ser feita diretamente pelo titular da linha telefônica (tanto fixo 
como celular) ou do correio eletrônico. Com o cadastro, empresas ou pessoas não autorizadas
 ficam impedidas de enviar mensagens ou fazer telefonemas aos consumidores, oferecendo
 produtos e serviços.
De acordo com o Procon, a restrição passará a valer 30 dias após o cadastro do usuário no 
site. No entanto, ficam isentos do cumprimento das disposições, as organizações de 
assistência social, educacional, religiosa e hospitalar sem fins lucrativos, portadores do título 
de utilidade pública e que atuem em nome próprio, além de órgãos governamentais.
A lei 15.329/2010 que permite aos consumidores optarem por não receber e-mails e ligações 
de telemarketing foi regulamentada pelo governo do Estado em março de 2016.

Confira o passo a passo:

1. Ao entrar no site do Procon de Santa Catarina, o usuário encontra a opção Bloqueio de 

Telemarketing. Clique em Acessar.


Bloqueio de telemarketing - passo 1 - Reprodução/Procon/ND
Bloqueio de telemarketing - Passo 1 - Reprodução/Procon/ND


2 - Nesta fase, será necessário realizar o cadastro. Ao lado direito da tela, preencha o campo 

Quero bloquear!  com seus dados pessoais, ou, no caso de pessoa física, com os dados de 

empresa.


Bloqueio de Telemarketing - Passo 2 - Reprodução/Procon/ND
Bloqueio de Telemarketing - Passo 2 - Reprodução/Procon/ND


3- Após o endereço, informe os números de telefone e as contas de e-mail que você deseja 

bloquear. Clique no "Termo de Aceite" e depois em "Cadastrar"


Procon Santa Catarina - divulgação/nd
Procon Santa Catarina - divulgação/nd


4 - Após essa etapa, o sistema enviará um e-mail solicitando que o usuário ative seu cadastro. 

Concluído esse processo, o sistema tem até 30 dias para informar as empresas de 

telemarketing que o número ou a conta de e-mail está bloqueada. 

http://ndonline.com.br/joinville/noticias/em-cinco-passos-saiba-como-bloquear-ligacoes-de-

telemarketing-a-partir-do-site-do-procon-sc

 

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